“Realizando sonhos”…

Foi com este lema que se deu a realização do VII CONGRESSO BRASILEIRO DE EQUOTERAPIA, realizado pela ANDE-BRASIL na cidade de Florianópolis nos dias 11, 12 e 13 de Abril de 2018. Estes encontros vêm acontecendo periodicamente desde 1999 com o intuito de engrandecimento e reconhecimento desta modalidade de terapia que foi criada por Hipócrates em cerca de 460-377 a.C. O Pai da Medicina, como era conhecido, iniciou seu uso em tratamentos de portadores de insônia e percebeu as melhorias. Na publicação “Livro das Dietas”, ele recomenda a equitação como forma de restaurar a saúde e preservar o corpo humano de doenças.

No Brasil, a equoterapia chegou em 1989 em São Paulo e em 1997 que o método terapêutico foi reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina. A partir da década de 50, em função da grande adesão na Dinamarca ela evoluiu. Atualmente, países como Alemanha e Suíça são grandes conhecedores de suas técnicas e fazem uso delas. Assim como, a homeopatia, a acupuntura e o pilates, a equoterapia é reconhecida por entidade mundiais da área da saúde.

Equoterapia

Um método terapêutico que utiliza o cavalo como instrumento de reabilitação e equilíbrio, junto a uma equipe interdisciplinar nas áreas da saúde, educação e equitação, busca o desenvolvimento físico, psíquico e social do indivíduo, além de uma melhor autonomia, sua prática beneficia ganhos à saúde física e emocional de seus praticantes.
Benefícios:

  • Melhora do equilíbrio, da postura e do tônus muscular;
  • Desenvolvimento da coordenação motora grossa e fina;
  • Estimulação da sensibilidade tátil, visual e auditiva;
  • Aumenta a força muscular;
  • Desenvolve a autoestima;
  • Facilita o relacionamento familiar;
  • Promove a integração social e desenvolvimento da autonomia questão muito importante no desenvolvimento do ser humano.

 Sobre a Ande-Brasil

Foi fundada em 10 de maio de 1989, sendo uma entidade civil sem fins lucrativos, de caráter filantrópico, assistencial e terapêutico. Sua sede está localizada em Brasília (DF) e sua atuação ocorre em todo o Território Nacional. Entre seus objetivos está: formar recursos, promover e estimular a realização de cursos, pesquisas, estudos e eventos que tenham a possibilidade de gerar novas técnicas e conhecimentos a fim de aperfeiçoar a prática da equoterapia, principalmente para os campos de aplicação e segurança. Atualmente, a entidade conta com mais de 200 centros de equoterapia em todo do país.

Equoterapia Rancho de Luz

O Hospital Espírita Eurípedes Barsanulfo, possui um Centro de Equoterapia que vem realizando suas atividades há quase 14 anos, desenvolvendo diversos programas de atendimentos terapêuticos e esportivos para várias faixas etárias, além de atuar em projetos de responsabilidade social que estreitam laços com a comunidade.  Temos como missão proporcionar a todos a oportunidade de estar em contato com os cavalos e, através dessa relação aprimorar sua qualidade de vida.

Equipe em constante aprimoramento

A Equitadora Eliana Aparecida Vicente Pinto e a Terapeuta Ocupacional Susana Gilberti participaram do VII CONGRESSO BRASILEIRO DE EQUOTERAPIA e V FÓRUM LATINO AMERICANO, através da parceria do Programa Equoterapia SENAR-GO, que tem como objetivo promover em parceria com a Ande-Brasil, a qualificação da equipe multidisciplinar. O programa busca incentivar e apoiar a implantação de centros de equoterapia, tornando mais acessível à população esse método terapêutico considerado eficaz.
Para maiores informações entrar em contato com equitador do Centro Eliana A. Vicente Pinto pelo (62) 98245-1875 – no horário comercial e agendar uma visita.

Susana Cristina Barbosa Gilberti
Terapeuta Ocupacional e Equoterapeuta
CREFITO 11-3401/TO

Referencias:
Anais… VII CONGRESSO BRASILEIRO DE EQUOTERAPIA. Florianópolis- Santa Catarina. 2018.
http://equoterapia.org.br/
http://www.senargo.org.br/

 

Deixe uma resposta