Quando sofremos alguma lesão no corpo, precisamos de um tempo e cuidados para recuperarmos, aí pergunto?

Por que com o cérebro seria diferente?

A principal ferramenta que nos dá motivação e nos faz produzir ou sucumbir no trabalho, parece está sendo deixado de lado, à nossa saúde mental, que independente da profissão requer cuidados. Necessitamos de um tempo para equilibrarmos nossos pensamentos, limparmos a mente do estresse do dia-a-dia.
É preciso encontrar formas de fazer isso todos os dias, para que assim você não chegue ao ponto de precisar tirar uma licença médica.
Preocupamos-nos com a alimentação, exercícios físicos e nos esquecemos da nossa mente.

Sem uma mente sã, não existe corpo saudável.

Você já parou um dia, uma manhã que seja para cuidar da sua saúde mental?
A melhor forma de mensurar como anda a sua saúde mental no ambiente de trabalho é refletir a respeito de como está o seu nível de satisfação com a função que exerce dentro da empresa, como estão suas relações com colegas, clientes e gestores.
Segundo a Organização Mundial de Saúde “Durante nossa vida adulta, uma ampla proporção do nosso tempo é gasta no trabalho. Nossa experiência no local de trabalho é um dos fatores que determinam nosso bem-estar geral”.
Então como promover a saúde mental no trabalho?
Aqui vão seis exercícios importantes!

  1. O autoconhecimento é um fator importante, pois quanto mais o profissional souber olhar para si mesmo e reconhecer suas dificuldades, limitações, os pontos positivos, habilidades, ele terá uma real dimensão daquilo que realmente o motiva e perceber as coisas que impedem seu desenvolvimento, desta forma, ir à busca de seus verdadeiros objetivos profissionais evitando que tenha perda de tempo e desvios de rotas. Autoconhecimento está relacionado a ter FOCO.
  2. Canalizar as energias em ações positivas. Não deixe que coisas fúteis como fofocas, reclamações e pensamentos negativos gastem as suas energias. São essas coisas que nos tiram do foco, e acabam tomando o lugar daquilo que realmente merece destaque O NOSSO DESENVOLVIMENTO ENQUANTO PROFISSIONAIS.
  3. Resiliência é transformar situações difíceis em desafios estimulantes. Isso ajudará mesmo diante dos problemas manterem o equilíbrio emocional, e saber lidar com a pressão sem sofrimento. TERMOS UMA ATITUDE POSITIVA E NÃO SOFRERMOS POR ANTECIPAÇÃO.
  4. Comunicação sem ruídos é um dos pilares para uma carreira de sucesso. Comunicarmos de forma assertiva evita desgastes desnecessários, as falhas na comunicação provocam perda de tempo e energia e reflete de forma negativa nas relações interpessoais.
  5. Ser positivo no ambiente de trabalho abre portas, ajuda na construção de boas relações no convívio diário, influenciarem os colegas de forma positiva é essencial para garantir uma boa saúde mental no trabalho.
  6. Desenvolver sua inteligência emocional é buscar estar em dia com suas emoções, quando você fica em contato com suas próprias necessidades e desejos e procura sentir seus sentimentos você passa ter a percepção como eles impactam em sua rotina e nos relacionamentos, e começa a fazer melhorias ao invés de evitar as coisas. 

Essas séries de exercícios não são tarefas fáceis, mas a busca pelo conhecimento através de livros, cursos, terapias, tem se tornado cada vez mais uma necessidade para que as pessoas possam entender melhor seus sentimentos, situações do cotidiano e desta forma começar a tomar decisões mais assertivas. Estejam sempre abertas as possibilidades positivas e ame-se incondicionalmente!
Comece hoje a cuidar da sua saúde mental! Ninguém pode fazer isso por você!

Sandra Mara de Cerqueira
Assistente Social CRESS 5057

 

Deixe uma resposta